4th CPT International Seminar - Tunnels. From operation Back to Design

O 4º Seminário Internacional "Túneis. Da exploração ao projecto" "Tunnels. From operation back to design" decorreu nos dias 4 e 5 de Fevereiro de 2016 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Foi co-organizado pela Comissão Portuguesa de Túneis e Obras Subterrânea da SPG e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com o patrocínio da ITA-AITES e das associações nacionais do partenariado BEFIPS (Bélgica, Espanha, França, Itália e Suíça). Mereceu o apoio especial da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. O número de inscritos excedeu 170 e o número de patrocinadores foi de 11. A Biu Internacional foi o patrocinador principal do evento.

O evento contou com 16 conferencistas e 14 palestrantes nacionais ou estrangeiros especialistas nos domínios da Exploração, Manutenção e Reabilitação, e Concepção, Projecto e Obra, temas estes em torno dos quais se organizaram as oito sessões do evento. Em cada sessão foram apresentadas duas palestras e três comunicações relacionadas com o tema da sessão, sendo uma palestra dedicada a um tópico estruturante da sessão e a outra baseada em casos de obra ilustrativos do mesmo.

O Seminário contou no elenco de palestrantes com membros do Executive Council da ITA-AITES, organização em que a SPG representa Portugal como "member nation". Referem-se, nomeadamente, o Presidente do ExCo, Soren Eskesen, o director executivo Olivier Vion, o Presidente do Comité Brasileiro de Túneis (CBT) Tarcísio Celestino e o Presidente do Comité de Túneles y Espacios Subteráneos do Chile, Alexandre Gomes.

Contou ainda com a presença dos Presidentes das associações congéneres da CPT de Espanha, Itália, França e Suíça. A participação destes especialistas muito contribuiu para a qualidade do evento.
 
As apresentações do seminário estão disponíveis para os participantes do seminário neste link. Para descompactar o ficheiro pode usar o programa gratuito 7zip. A password deve ser pedida ao secretariado da SPG (spg@lnec.pt).