3.º Seminário Internacional da CPT - 4 Julho, Porto

O partenariado BEFIPS, entre as associações nacionais da ITA-AITES da Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Suíça, realizou a sua reunião anual no Porto na Ordem dos Engenheiros, durante a manhã do dia 3 de Julho. A reunião incluiu ainda a visita às obras subterrâneas da Barragem de Salamonde que decorreu da parte da tarde.

No dia seguinte, a CPT e a Universidade do Porto, organizaram em conjunto o 3º Seminário Internacional da Comissão Portuguesa de Túneis e Obras Subterrâneas, nas instalações da FEUP, que contou com cerca de 100 participantes, nacionais e estrangeiros, duas dezenas dos quais estudantes.

O seminário teve como mote a engenharia das obras subterrâneas no estrangeiro, seja nos seis países da Associação BEFIPS, seja nos países onde as empresas portuguesas de construção, de projecto e de consultoria têm desenvolvido actividade muito significativa nos anos mais recentes.

Foram apresentados, da parte da manhã, pelos representantes da CPT e das associações congéneres da Bélgica, Espanha, França e Suíça os projectos mais relevantes em curso e os tópicos de investigação mais representativos nos respectivos países. Estas apresentações foram realizadas em Inglês e, nas sessões da tarde, com apresentações em Português, dez empresas portuguesas mostraram as suas experiências internacionais mais relevan tes.

De forma unânime, os representantes das associações internacionais presentes manifestaram a sua satisfação pela forma como decorreram os trabalhos e pela qualidade dos trabalhos apresentados.

As apresentações podem ser descarregadas neste link (aprox. 90 Mb). Para abrir o ficheiro zip deverá utilizar o programa gratuito 7-Zip e possuir a password que foi enviada a todos os participantes. Esclarecimentos sobre o acesso às apresentações podem ser solicitadas ao secretariado da SPG no endereço de e-mail spg@lnec.pt.

Descarregue o 2º boletim com o programa completo no link abaixo.