Regulamento

2º SEMINÁRIO DE GEOTECNIA NOS TRANSPORTES (2SGT2019)

O 2º Seminário de Geotecnia nos Transportes (2SGT2019) sobre o tema "Desafios Associados ao Melhoramento de Solos em Zonas Aluvionares" realizou-se a 28 e 29 de janeiro de 2019 no Auditório da Fábrica de Palavras da Biblioteca Municipal.

 

Este Seminário foi uma organização conjunta de duas das CT da Sociedade Portuguesa de Geotecnia: a Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes (CPGT) e a Comissão Portuguesa de Geossíntéticos (IGS-Portugal). 
 

Esta edição contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e realizou-se de 28 e 29 de janeiro de 2019 no Auditório da Fábrica de Palavras da Biblioteca Municipal.
 

É expectável que num futuro próximo se verifiquem avanços muito significativos nos métodos de melhoramento e reforço de solos para responder aos desafios que o mercado, cada vez mais exigente, coloca, nomeadamente no que respeita, quer à maior eficiência e rapidez de execução, quer ao controlo dos custos. Atendendo à importância de assegurar as melhores práticas nas indispensáveis obras de melhoramento de terreno, as quais certamente estarão incluídas nos investimentos previstos no país nas infraestruturas de transporte, este seminário pretendeu apresentar a experiência nacional e internacional mais recente de soluções geotécnicas de melhoramento de solos no âmbito das infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e marítimo-portuárias, privilegiando a experiência adquirida na execução e observação de casos de obra, conjugada com os recentes desenvolvimentos de técnicas inovadoras e com maior sustentabilidade.


PROGRAMA 

O Seminário teve 7 sessões com 26 apresentações que abordaram a problemática do melhoramento de solos e a correspondente experiência portuguesa, as técnicas mais recentes e casos de insucesso. De destacar a presença de 11 conferencistas especiais de Portugal, Espanha, França e Alemanha: 

- Aluviões silto-argilosos moles de Portugal – Parametrização para o dimensionamento de estruturas geotécnicas 
Elizabete Esteves (ISEP) 

-Soluções inovadoras para mitigação de danos em solos liquidificáveis por ações sísmicas 
António Viana da Fonseca (FEUP) 

- Reforço da fundação da bacia 7E do Aproveitamento de Crestuma-Lever 
Laura Caldeira (LNEC) 

- Soil improvement! Where or when? 
Baldomiro Xavier (TEIXEIRA DUARTE) 

- Soil improvement by jet grouting for the construction of the Access to the Barcelona Airport – Application of the recent technologies 
Goran Vukotic (KELLER) 

- Successful Menard Vacuum trial area in the New Mexico City Airport 
Jérôme Racinais (MENARD) 

- Challenges in ground improvement research 
Jimmy Wehr (UNIVERSITY OF ERFURT) 

- How to find an economical and quick solution to provide very low settlement and sufficient factor of safety against liquefaction for a concrete sewage treatment plant founded on sandy, silty hydraulic fill with upper carbonate sand crust? 
Serge Varaksin (EX-VICE CHAIRMAN TC211, EX-MENARD) 

- Aterros sobre solos moles. Uma ou duas camadas de geogrelhas. Influência módulo de elasticidade da geogrelha. Casos de sucesso e insucesso 
Jesús I. D. Pereda (U. NAVARRA) 

- O impacto do fenómeno de fluência nos solos moles do Baixo Mondego 
António Alberto & Paulo J. Venda Oliveira (U. COIMBRA) 

- Normalização europeia para o tratamento de solos e materiais granulares 
António Gomes-Correia (UMinho) & José Neves (IST, ULisboa) 

Houve ainda uma exposição técnica e uma visita ao Nó do Carregado, às ligações da Autoestrada do Norte (A1) e da Estrada EN1 à Plataforma Logística de Lisboa Norte (PLLN) e às obras da PLLN. 

Para mais informações e inscrição, consultar o link: https://cpgtspgigs.wixsite.com/02sgt2019

 SPG