Regulamento

NUMGE 2018 – 9TH EUROPEAN CONFERENCE ON NUMERICAL METHODS IN GEOTECHNICAL ENGINEERING

Realizou-se de 25 a 27 de junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com organização conjunta da FEUP e da SPG, sob os auspícios da ISSMGE, a 9th European Conference on Numerical Methods in Geotechnical Engineering (NUMGE 2018).



Esta conferência deu continuidade a uma série iniciada há já 32 anos (Stuttgart, Alemanha, 1986; Santander, Espanha, 1990; Manchester, Reino Unido, 1994; Udine, Itália, 1998; Paris, França, 2002; Graz, Áustria, 2006; Trondheim, Noruega, 2010; Delft, Holanda, 2014), e que se vem consolidando como o fórum mais importante, a nível internacional, no domínio do desenvolvimento e da aplicação dos métodos numéricos na análise de problemas geotécnicos.

A conferência contou com 240 participantes, dos quais cerca de 200 eram estrangeiros, provenientes de 38 países dos 5 continentes. Na sua vertente técnica, a conferência contou com 5 Keynote Lectures (em sessão plenária) e 204 comunicações, todas apresentadas oralmente (em 4 sessões paralelas). 

A participação portuguesa foi muito relevante: foram apresentadas cerca de 30 comunicações envolvendo autores nacionais e duas das Keynote Lectures foram proferidas por colegas portugueses, sócios da SPG: José Vieira de Lemos ("Rock failure analysis with discrete elements") e Pedro Alves Costa ("Ground borne vibrations induced by railway traffic. The role of numerical modelling"). 


As atas da conferência, em dois volumes, com cerca de 1650 páginas, foram publicadas pela CRC Press, do grupo Taylor & Francis, tendo como editores os membros da Comissão Organizadora.

Para o generalizado agrado dos participantes contribuíram também as excelentes condições proporcionadas pelo campus da FEUP e o programa social, que propiciou um intenso convívio e um contacto particularmente agradável com a cidade do Porto.

A Direção da SPG endereça aos membros da Comissão Organizadora, e em particular ao seu Presidente, António Silva Cardoso, calorosas felicitações pelo sucesso alcançado. A todos os participantes sócios da SPG, e em especial a José Vieira Lemos e a Pedro Alves Costa, a SPG agradece a relevante contribuição para a afirmação internacional da Geotecnia Portuguesa.

Para mais informações visite o seguinte link.

 SPG