Regulamento

Seminário Internacional sobre “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” (SIGAUBI2019), Covilhã, 25-26 de novembro de 2019

Terá lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, o Seminário Internacional sobre “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” (SIGAUBI2019). O evento é organizado pela UBI e pela Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG).
 

A realização do SIGAUBI2019 tem por principal objetivo difundir soluções geotécnicas aplicadas com sucesso, ou que o possam ser num futuro próximo, e com relevância, para a preservação e recuperação ambiental e para o desenvolvimento sustentável de regiões com características geológicas e aproveitamento dos recursos semelhantes às regiões transfronteiriças Portugal–Espanha. Os quatro temas do evento, “Pedreiras”, “Minas”, “Impactes ambientais de obras geotécnicas” e “Valorização ambiental”, refletem as principais preocupações e potencialidades das regiões em que se insere o evento.

O painel de palestrantes, num total de 20, inclui 13 conferencistas portugueses e 6 espanhóis, para além de um brasileiro que abordará os impactes ambientais de acidentes com barragens brasileiras. A ampla experiência e especialização dos conferencistas convidados, designadamente com ligações a casos práticos, é o garante do grande interesse que irá ter o SIGAUBI2019.

O evento destina-se aos profissionais que intervêm na área geotécnica, em particular com ligações ao ambiente e à sustentabilidade, onde se incluem donos de obra, projetistas, empreiteiros, académicos e estudantes, e também aos da área do planeamento e ordenamento do território.

Os interessados podem ainda participar com o envio de resumos alargados (2 a 4 páginas) até 15 de setembro de 2019.

Para mais informações consulte o boletim em anexo ou o website do SIGAUBI2019: https://sgubi2019.wixsite.com/sgubi2019.

Para contactos utilize o endereço de email do evento: sgubi2019@gmail.com.

 SPG