IX CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO

Realizou-se em Salvador, Bahia, Brasil, entre 28 de agosto e 1 de setembro passados, um grande conjunto de eventos em torno do XIX COBRAMSEG - Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, que envolveu ainda o VIII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia.
 

O VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o V Simpósio Pan-Americano de Deslizamentos e o VIII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens - Geojovem. No total, o número de participantes foi próximo de 1500, atestando a grande pujança da Comunidade Geotécnica Brasileira. 

O Congresso Luso-Brasileiro, com o tema central Segurança de Barragens, ocupou todo o dia 30 de agosto, tendo envolvido quatro palestras especiais convidadas, duas séries de três sessões paralelas e ainda a 6ª Lição Victor de Mello. 

Duas das palestras especiais foram proferidas por colegas portugueses: Laura Caldeira (LNEC), com o tema Conceitos e abordagens de segurança em barragens, e José Ilídio Ferreira (EDP), com o tema Experiência da EDP no controlo da segurança das barragens em exploração. 

As sessões paralelas envolveram os seguintes temas: Confiabilidade, Segurança e Risco, Casos de Estudo, Reabilitação e Tratamento de Fundações de Barragens, Análise do Comportamento e Observação, Modelagem Numérica e Física e Barragens de Rejeitos. Nessas sessões foram apresentados 38 trabalhos, nove dos quais da autoria de colegas portugueses, sócios da SPG. 

O Congresso fechou de forma singularmente brilhante com a 6ª Lição Victor de Mello, proferida pelo Professor Norbert R. Morgenstern, com o tema Geotechnical Risk, Regulation, and Public Policy, que será em breve publicada na revista SOILS & ROCKS. 

Ao fim do dia realizou-se o tradicional jantar luso-brasileiro num ambiente de grande afetividade. 

A Direção da SPG felicita a ABMS, na pessoa do seu Presidente, Professor Alessander Kormann, pelo grande sucesso deste conjunto de eventos.  

A Direção da SPG expressa também um caloroso voto de agradecimento pela forma extraordinariamente hospitaleira como a representação portuguesa foi recebida, ao Presidente do Congresso, Professor Luiz Edmundo Campos, à Presidente da Comissão Organizadora, Professora Lucienne de Moraes, e ao Presidente do Comité Científico, Professor Hélio Baptista. 

+ info: https://www.cobramseg2018.com.br/

 SPG